Educação Visual

28-05-2013 16:26

 

EDUCAÇÃO VISUAL

 

As metas de Educação Visual sustentam um ensino em que a ampliação do conhecimento é um dos fatores diferenciadores.” (“Metas Curriculares do Ensino Básico homologadas - Direção-Geral da Educação,” n.d.)

Programa

7º ANO

 

Atividades (cada nº corresponde a uma atividade)

Programa

8º ANO

 

  • Diferenciar materiais básicos de desenho técnico na representação e criação de formas (escalas, redução, ampliação,...)

 

 

  • Compreender conceitos teórico-científicos do fenómeno luz-cor

  • Conhecer formas geométricas no âmbito dos elementos da representação (bissetriz, retas, tangentes,...)

 

 

  • Reconhecer a importância da luz-cor na perceção do meio envolvente (espectro eletromagnético visível, reflexão, absorção,...)

  • Relacionar sistemas de projeção e codificação na criação de formas (vistas, isometrias,...)

 

 

  • Distinguir características e diferenças entre a síntese aditiva e a síntese subtrativa (tom ou matiz, valor, saturação, modulação,...)

  • Dominar a aquisição de conhecimento geométrico (formas de objetos)

 

 

  • Dominar a aquisição de conhecimento sincrónico e diacrónico

  • Dominar instrumentos de registo, materiais e técnicas de representação (materiais, técnicas,...)

 

 

  • Conhecer elementos de expressão e de composição da forma (textura, profundidade, simetria,...)

  • Reconhecer o papel do desenho expressivo na representação de formas

 

 

  • Relacionar elementos de organização e de suporte da forma

  • Aplicar tecnologias digitais como instrumento de representação

 

 

  • Distinguir elementos de organização na análise de composições bi e tridimensionais

  • Dominar tipologias de representação expressiva

 

 

  • Dominar tipologias de representação bi e tridimensional

  • Compreender a noção de superfície e de sólido

 

 

  • Reconhecer signos visuais, o poder das imagens e a imagem publicitária

  • Distinguir elementos de construção de poliedros

 

 

  • Aplicar e explorar elementos da comunicação visual

  • Compreender e realizar planificações geométricas de sólidos

 

 

  • Dominar processos de referência e inferência no âmbito da comunicação visual

  • Dominar tipologias de discurso geométrico bi e tridimensional

 

 

  • Explorar princípios básicos da Arquitetura e da sua metodologia

  • Explorar princípios básicos do Design e da sua metodologia

 

 

  • Aplicar princípios básicos da Arquitetura na resolução de problemas

 

—————

Voltar